PALESTRANTES
Palestrante espírita. Estudou Filosofia na instituição PUC de São Paulo e Psicoterapia na PUC Minas. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, Ana Tereza é Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de SP, Psicóloga Clínica pela Universidade Estadual do RJ. Atualmente é coordenadora geral de treinamentos do Centro Espírita Tarefeiros do Bem no Rio de Janeiro. Palestrante em várias casas espíritas em todo Brasil.
Engenheiro, um dos criadores do Projeto Semear, da Obra Social Célio Lemos.
Presidente da Féderation Spirite Française, foi secretário geral do Conselho Espírita Internacional
Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP, Graduado em Física pela UFRJ. É Presidente do Conselho da HOPER Educação. Foi criador e consultor do Portal Universitário da Positivo Informática e Pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional da Universidade Positivo. Foi membro da Comissão Técnica de Avaliação (CTA) do INEP/MEC e Consultor de Avaliação do Ensino Superior - INEP/MEC.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1978), mestrado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1983), Formação em Tanatologia , Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos, Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia, Professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Diretora Técnica da unidade de saúde Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP) , Vice- Coordenadora da Residência Multiprofissional em Clinica da Pessoa e Clinica da Família da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
presidente do Lar Espírita Caminho do Cristo. É autora dos livros: A Melhor Vida, Superando a Ansiedade e A Conquista da Felicidade, psicografia de Maria do Rosário Del pilar De cunho próprio e os infantis: Estelinha, A Estrelinha Que Não Ficou Sozinha e O Sonho de Estelinha.
Presidente da Associação Esperantista do Rio de Janeiro e dirigente do Setor de Esperanto da antiga União das Sociedades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro (atual CEERJ) Apresentador do programa Esperanto a Língua da Fraternidade.
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Obteve o grau de mestre nesta mesma universidade em 2007. Doutorado sanduíche em Ciência da Religião nas universidades de Juiz de Fora e Martin-Luther Universität Halle (Alemanha). Realizou estágio pós-doutoral na EST. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Cultura, Metafísica, Ética e Filosofia da Religião, dialogando também com aspectos sistemáticos e filosóficos da Teologia e da Ciência da Religião.
Presidente da Instituição Homem Novo, uma Organização sem Fins Lucrativos (ONG) cuja finalidade é atender e apoiar adolescentes e jovens em conflito com a lei e populações vulneráveis.
Baiano, natural de Juazeiro, licenciado em História e bacharel em Direito, assessor jurídico da Vara da Infância e da Juventude de Salvador (BA). Lecionou durante 10 anos na Academia da Polícia Militar do Estado da Bahia dando aula de Estatuto da Criança e do Adolescente para o corpo de oficiais. Realiza palestras técnicas jurídicas para diversos organismos na Bahia e em outros estados para trabalhar a qualificação dos profissionais que lidam com a infância e com a juventude.
Coordenador do setor de Assistência Espírita ao Preso no Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro.
Merlânio Maia, poeta desde menino, lida com Cordéis e canções. Teve sua iniciação, lá na cidade de Itaporanga, no sertão paraibano, onde nasceu e cresceu ouvindo os cantadores, emboladores, declamadores, poetas e cordelistas, quando aportavam nas feiras e na rádio local. Seu pai, Natércio Maia era declamador de toda obra do poeta Zé da Luz e sempre era convidado a se apresentar nas rádios do Sertão da Paraíba e nos terreiros dos sítios levando esta poética fabulosa.
Conferencista Espírita, trabalha na Federação Espírita do Estado da Bahia coordenando grupos de autoconhecimento e grupos de estudos.
Espírita desde 1995, nascido e residente em Marília, no interior paulista, é palestrante no Núcleo Amor e Paz na mesma cidade, onde atua ministrando curso de Filosofia Espírita. Advogado e estudioso da temática espírita, traz à nossa reflexão suas respostas às perguntas originadas da palestra que profere sobre uma investigação do que é a vida.
Graduado em medicina, filosofia e psicologia. Especializado em clínica médica, psicologia clínica e psicologia regressiva e vivências passadas. Mestrado em medicina e doutorado em educação. Professor universitário, médico, filósofo, psicólogo e psicoterapeuta. Expositor internacional, dirigente, articulista e escritor. Presidente do Conselho da FEEB – Federação Espírita do Estado da Bahia.
É carioca de Bangu. Foi um dos fundadores e o primeiro Presidente da ABRADE - Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo, fundador e editor da Gazeta Espírita O SOL NASCENTE, em circulação ininterrupta há 43 anos. É Diretor do Departamento de Assuntos Doutrinários do Grupo Espírita Fraternidade Irmão Abrahão e representante da Instituição Espírita Cooperadoras do Bem Amèlie Boudet junto à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), onde coordena o trabalho de Assistência Espírita aos Encarcerados nas Unidades Prisionais do Estado do Rio. .
Engenheiro e músico, nosso entrevistado, Zé Henrique Martiniano (foto), estudou violão, música brasileira e jazz com professores da ECA/USP, do Conservatório de Tatuí-SP, além de professores particulares, sendo, todavia, predominantemente autodidata. Compositor, assina mais de cem músicas que conquistaram importantes premiações. Com cinco CDs autorais lançados e participação de grandes nomes da música brasileira, lançará em 2014 mais dois CDs, um deles em homenagem ao poeta Augusto dos Anjos, musicando versos psicografados por Chico Xavier.